ENEM CONECTADO

imagem do ENEM CONECTADO

O QUE É 

Iniciativa pedagógica online de formação complementar para o ENEM 2020, concebido exclusivamente – e disponibilizado de forma gratuita – para 300 estudantes de baixa renda, oriundos da rede pública de ensino. A proposta intenciona o desenvolvimento de um curso de preparação estruturado em ambiente virtual de aprendizagem (MOODLE), contemplando as 04 áreas de conhecimento exigidas no exame (Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza e suas tecnologias).  O curso será suportado em aulas audiovisuais gravadas (bem como  transmissões ao vivo agendadas), protagonizadas por professores especialistas que também produzirão podcasts autorais, realizarão curadoria de material web e prestarão tutoria remota aos estudantes, entre os meses de setembro a dezembro. A iniciativa prevê que os  atendidos, a fim de possam garantir seus estudos, sejam beneficiados com acesso à rede móvel de dados, através de chips de celulares, pelo período de 04 meses. Toda a gestão operacional do curso, bem com a organização curricular e didática, estará sob responsabilidade da equipe pedagógica da ONG CEAP, promotora da proposta.

POR QUE

A suspensão das aulas presenciais das redes públicas e privadas de todo o Brasil, em razão da pandemia da COVID-19, amplifica – para os estudantes de baixa renda – os desafios educacionais já existentes na medida em que a transição forçada para o ensino remoto esbarra num cenário de exclusão digital e falta de recursos adequados à preparação para o ingresso na universidade. Segundo dados do INEP/2018, 42% dos inscritos não têm acesso a um computador em casa. Deste grupo, 75% vêm de escolas públicas, 68% são negras e negros. Por outro lado, a mesma fonte revela que menos de 5% dos inscritos alegam não possuir aparelho celular. A tela de um celular, portanto, ainda que não se configure modo ideal para estudo, tem se tornado recurso disponível para acompanhar a distância as atividades escolares e, assim, se preparar para o exame, desde, contudo, que o aparelho possua chip de conexão à internet.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS

– Ser estudante do 3º ano de Ensino Médio da rede pública de ensino;

– Possuir renda per capta familiar de até 1 ½ salário mínimo;

– Ser residente na cidade de Salvador-BA (ou na sua região metropolitana);

– Ordem de Inscrição online no site do CEAP;

– Upload dos documentos comprobatórios;

– Apresentar comprovante de inscrição no ENEM/2020.

 

NÚMERO DE BENEFICIÁRIOS

– 300 estudantes (contemplados com chips de acesso a pacote de dados móveis de operadora telefônica por 04 meses);

POR QUE APOIAR 

A iniciativa visa a democratização do acesso ao ensino superior para jovens, especialmente negros, de origem periférica. O acesso à universidade é um dos principais instrumentos para a melhoria da renda das famílias e para a mobilidade social.

QUEM SOMOS – REALIZAÇÃO

Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica/CEAP, ONG fundada pelos Jesuítas do Brasil, atuante na cidade de Salvador-BA. Há 27 anos vem trabalhando em favor do desenvolvimento social a partir da Educação. Fundamentalmente, atua na formação de crianças e jovens, bem como na qualificação dos processos formativos de professores e gestores da Educação Básica. É instituição reconhecida publicamente pelo seu trabalho de fortalecimento da escola pública, de combate às desigualdades sociais e de manutenção do regime democrático. Tem compromisso com o exercício de produção científica a partir dos projetos que desenvolve, bem como compartilha publicações de relevância social por meio dos seus canais de comunicação. Sua equipe de profissionais é composta por especialistas, mestres e doutores em Educação.  Para conhecer mais sobre o CEAP, acesse www.ceap.org.br

VALOR DO PROJETO

R$ 74.200,00 (setenta e quatro mil e duzentos reais)

CUSTO MENSAL POR ESTUDANTE

R$ 61,83 (sessenta e um reais e oitenta e três centavos)

grafico de custos do ENEM

PRESTAÇÃO DE CONTAS COM OS APOIADORES

Publicação mensal de planilha no site do CEAP (www.ceap.org.br)

 

CASO TENHA DIFICULDADE EM COLABORAR VIA A PLATAFORMA ‘APOIA.SE’, FAÇA UMA TRANSFERÊNCIA DIRETAMENTE 

20200710_200645


209x48-doar-assina