INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O XXV SEMINÁRIO DAS ESCOLAS POPULARES

BANNER_2_SEP

IMPLICAÇÕES DA CULTURA DA COMUNICAÇÃO NAS RELAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA.

 O EVENTO:

O XXV Seminário das Escolas Populares, evento anual do CEAP, revela saberes que se articulam em discursos produzidos pela comunicação em rede, problematizando as relações no chão da escola e seus reflexos nos processos de ensinar e aprender, considerando o diálogo, a abertura a conversação e a troca de idéias, opiniões, impressões e sentimentos via dispositivos das tecnologias da conexão.

Como a dimensão humana e social, expressa na comunicação, pode ser potencializada pela experiência da conectividade e da coletividade no cotidiano escolar? Eis a questão desse Seminário.

 

DATA: 27 de julho de 2018

LOCAL: Colégio ISBA- Rua Macapá, 128, Ondina – Salvador / BA

PÚBLICO: Professores, coordenadores, gestores das escolas parceiras e demais profissionais e estudantes.

VAGAS: 150

INVESTIMENTO: 01k de alimento não perecível

CARGA HORÁRIA: 08 horas

INSCRIÇÕES: ENCERRADAS!

 

CERTIFICAÇÃO:

O CEAP confere certificado aos participantes que obtiverem 75% de frequência nas atividades propostas.

 

MAIS INFORMAÇÕES

Visite o site www.ceap.org.br

Tel: (71) 3328-3784 ou encaminhe um email para assessoria@ceap.org.br

Endereço: Av. Leovigildo Filgueiras, n. 683, Garcia (espaço interno do Colégio Antônio Vieira, ao lado do Santuário N. Sr.ª. de Fátima).

Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

7h30 às 8h30 – Credenciamento

8h30 às 9h – Prof.ª Denise Guerra

Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela UFBA; Mestrado e Doutorado em Educação pela UFBA; Professora Adjunta da UFBA; Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa FORMACCE em Aberto; Coordenadora do Observatório Avançado de Currículo e Formação do FORMACCE.

9h às 10h30 – Palestra-tema – Prof. Bruno Olivatto

Mestre em Educação da Universidade Federal da Bahia/UFBA; Pedagogo; Pós-Graduado em Educação a Distância pelo SENAC-DF; Diretor do Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica/CEAP. Experiências na área de Formação de Professores, Docência Online, Implantação de Programas de Educação a Distância, Integração de Mídias Digitais na Escola Básica, Produção de Radioweb e Laboratórios de Produção de Linguagem Multimídia e Ciências Aplicadas.

10h45 às 12h – Rodas de Conversação: inspirações para criação de ações intervencionistas

Professor Társio Roberto Lopes Macedo

Doutorando em Educação-FACED/UFBA; Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC/UNEB; Graduado na Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana – DCHF/UEFS. Qualificado para ministrar componentes curriculares História da/e Educação, Ensino de História, Fundamentos e Metodologia da História, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Educação, Educação a Distância, Sociologia, Didática, Avaliação e Currículo; Participa de projetos de caráter socioeconômico e socioambiental; Desenvolvimento de pesquisas nos campos do Ensino de História e Tecnologias da Informação e Comunicação.

 

Professora Jucineide Lessa de Carvalho

Coordenadora de tutoria a distância do Curso de Licenciatura em Pedagogia EAD da UFBA. Doutoranda em Educação – FACED/UFBA, Doutoranda em Educação – FACED/UFBA, Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia UNEB, Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação para Formação em Educação a Distância pela Universidade Federal do Ceará. Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED), Professora Universitária em Cursos de Graduação da Faculdade Batista Brasileira (FBB). Coordenadora do Jornal Hermes do FORMACCE.

Professora Osimara da Silva Barros

Mestranda em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Especialista em Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional pela Fundação Visconde de Cairu em Salvador/BA. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Evangélica de Salvador. Salvador-BA. Mobilizadora Social pela Educação (MEC). Professora de Tecnologia Educacional. Tem experiência em Educação, Educação Religiosa, Coordenação Pedagógica e Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicadas a Educação, Formação em Rede. Pesquisadora das TICs na educação. Atualmente é membro do TECINTED – Tecnologias Inteligentes e Educação, também do TIPEMSE – Grupo de Pesquisa em Tecnologias Inovação Pedagógica e Mobilização Social pela Educação. Cofundadora do Você Pode Trabalho Acadêmico.

Professor Yuri Bastos Wanderley

Professor Substituto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia. Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Especialista em Cibercultura pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Bacharel em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, Bacharel em Informática pela Universidade Católica do Salvador e Técnico em Eletrônica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. É docente da disciplina Informática e Sociedade do Curso de Análise de Sistemas da Faculdade Visconde de Cairú e colaborador voluntário no Ponto de Cultura Circo do Capão. Entre os anos de 2011 e 2017, atuou como Coordenador Geral da Rede Anísio Teixeira – Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia, Instituto Anísio Teixeira, Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

12h às 13h – Intervalo para almoço

13h às 15h – Continuidade das Rodas de Conversação

 

15h às 16h30 – Socialização de propostas intervencionistas elaboradas  coletivamente

 

Coordenadora: Prof.ª Maria Ornélia Marques

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Professora e pesquisadora da UFBA; Pós-doutora em Letras pela Universidade de Veneza; Diretora Acadêmica da Faculdade Social da Bahia; Pesquisadora e assessora do Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica; Tem experiências na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, educação do trabalhador, formação de professores, prática de ensino, currículo e multiculturalismo e complexidade.

 

16h30 – Encerramento

COMO FOI O EVENTO