Entrega do prêmio CEAP de educação marca os 26 anos de atuação do CEAP

 

 

ENTREGA DO PRÊMIO CEAP DE EDUCAÇÃO MARCA OS 26 ANOS DE ATUAÇÃO DO CENTRO DE ESTUDOS E ASSESSORIA PEDAGÓGICA – CEAP

 

premiadas IV edição

 

Na sexta-feira, 22 de março, ocorreu a premiação do IV Prêmio CEAP de Educação 2018, com a temática “Respeito ao diferente: por uma formação integral para conviver com a diversidade” que contou com a participação de 41 escolas, 13 projetos inscritos e sete 07 semifinalistas.

 

O evento teve inicio às 16:30 na sala de arte do Colégio Antônio Vieira, sediado na Avenida Leovigildo Filgueiras, bairro do Garcia. Nesse mês, o CEAP completa 26 anos de atuação na cidade de Salvador, em prol da democratização, qualificação e equidade da escola brasileira.

 

Contamos com a presença de professores, gestores e gerentes regionais da rede municipal, representante da Secretaria de Educação, bem como parceiros, Investidores Sociais e assessores institucionais do CEAP.

O Prêmio propõe destacar e dar visibilidade às práticas inovadoras, desenvolvidas em sala de aula, e que contribuam para qualificar o processo de aprendizagem e inovação da educação em escolas públicas da Bahia.

Essa é uma iniciativa do Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica – CEAP em parceria com os Investidores Sociais, de reconhecimento e estímulo à gestão escolar pública, através de ações desenvolvidas por professores, coordenadores, diretores e estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, vinculados à Rede de Educação do Município de Salvador.

Compreendido como espaço formativo, o evento oportunizou aos presentes breve apresentação, dos 07 projetos finalistas dessa edição. Cada professor-concorrente expôs, em até 05 minutos, seu projeto experienciado, recebendo calorosos aplausos da atenta plateia. Confira abaixo a lista dos projetos finalistas:

  1. Projeto “Identidade e Alteridade: Escola e Família de mãos dadas aprendendo com a diversidade” do prof. João Alves de Oliveira, da Escola Municipal Hildete Lomanto.
  1. Projeto “O Ser diferente no Subúrbio: como uma nova abordagem prática da matemática pode mudar uma realidade” da profa. Erica Viviane Matos do Valle, da Escola Municipal de Periperi.
  2. Projeto Respeito sim, intolerância não, convivência dez: reflexões sobre a religiosidade e o ser humano!” da Profa. Dejanira Rainha Santos Melo, da Escola Municipal 08 de Maio.
  3. Projeto Que bom que ninguém é igual! Ser diferente é Genial!” da profa. Silmara Araújo dos Santos Neves, da Creche e Pré Escola 1º. Passo Periperi.
  4. Projeto “Poesia no Pé do Ouvido” da profa. Mitchela Hupsel da Escola Municipal Alfredo Amorim.
  5. Projeto “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um” da profa. Maristela Oliveira Nascimento do CMEI Álvaro Franca.
  6. Projeto “Eu, Nós, Eles e a dança” da profa. Mayanna Costa Martins da Escola Municipal Acelino Maximiano da Encarnação.

A culminância da cerimônia se deu com o anúncio das 03 instituições vencedoras dessa 4ª edição do Prêmio CEAP de Educação, bem como a cessão de placas de reconhecimento aos professores ganhadores, coordenadores e diretores das instituições.

Primeiro Lugar: Professora Dejanira Rainha Santos Melo da ESCOLA a 08 de Maio. Com o Projeto “Respeito sim, intolerância não, convivência dez: reflexões sobre a religiosidade e o ser humano”, DESTACADO pela multiplicidade de ações materializadas em formações para a diversidade religiosa na qual a preconização educacional foi a diversidade e a diferença.

Segundo Lugar: Professora Erica Viviane Matos do Valle, da ESCOLA Municipal de Periperi. Projeto “O Ser Diferente no Subúrbio”, DESTACADO pela criatividade e inovações didáticas, como também de forma incontestável pelos altos voos que se pode proporcionar quando todos os segmentos (escola e comunidade) se integram na rica experiência de vivenciar um ensino crítico, que prioriza as múltiplas diferenças e a inclusão junto aos Sujeitos da Aprendizagem.

Terceiro Lugar: Professora  Silmara Araújo Santos Neves, “Que bom que ninguém é igual! Ser diferente é genial!” da Creche e Pré Escola 1º Passo Periperi. DESTACADO pelas ações desenvolvidas que proporcionaram o protagonismo da família e a participação efetiva da comunidade do entorno nas atividades da escola.

 

O CEAP parabeniza a todos os participantes e conta com a mobilização dos docentes da rede de educação da Bahia para inscrição na 5ª edição do Prêmio, ano 2019.

Ao longo das 04 edições realizadas, foram premiados 36 educadores, entre professores, coordenadores e gestores de 12 escolas.

Confira as  fotos do evento.

 

 

 

Confira o depoimento dos participantes

 

 

Programa 74:Cobertura completa do IV PRÊMIO CEAP. Confira TESTEMUNHO da Profa.Dejanira Melo, Vencedora do primeiro lugar.

Programa 74:Cobertura completa do IV PRÊMIO CEAP. Confira TESTEMUNHO da Profa. Erica do Valle, Ganhadora do segundo Lugar.

Programa 73:Cobertura completa do IV PRÊMIO CEAP. Confira TESTEMUNHO da Profa. Silmara Neves, Ganhadora do terceiro lugar.

Programa 72:Cobertura completa do IV PRÊMIO CEAP. Confira TESTEMUNHO da Profa. Edna Rodrigues, Gerente de Currículo da SMED Salvador.

Programa 71:Cobertura completa do IV PRÊMIO CEAP. Confira TESTEMUNHO do Prof. Bruno Olivatto, Diretor do CEAP.

Programa 70:Cobertura completa do IV PRÊMIO CEAP. Confira TESTEMUNHO do Prof. Anderson Rabelo, docente de Língua Portuguesa do Colégio ISBA.