Docência Mobile: formando professor@s para as telas

DM_SITE2

APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

A partir da constatação de que estamos num tempo cultural inédito, cada vez mais estruturado por conexão a redes digitais online, a relação com as telas de computadores, tablets e, principalmente, smartphones vem se tornando – progressivamente – cotidianidade na nossa vida social. Nunca circularam pelas nossas telas tantas  produções audiovisuais como vídeos, animações, imagens, áudios, etc. Acesso, produção e compartilhamento de informações, em contextos de mobilidade física, passaram a se constituir dinâmicas humanas interacionais banalizadas, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil.

A área da Educação, particularmente aquela responsável pela formação inicial e continuada de professores e gestores, tem sido desafiada a compreender rapidamente esses fenômenos ciberculturais e, por consequência, provocada a criar contextos formativos capazes de estimular a aproximação docente com o universo da produção que circula por essas telas, particularmente a partir da experimentação, apropriação e, sobretudo, autorias de linguagens audiovisuais direcionados para fins educativos. Isso porque Ambientes Virtuais de Aprendizagens/AVA, canais de vídeos digitais, transmissões por streamming de vídeo, lives, etc passaram a integrar o repertório de possibilidades digitais de comunicação/interação do tempo presente passíveis de serem exploradas pela docência.  Mas será que essa docência, tanto atuante na Educação Básica como no Ensino Superior, está preparada para ocupar esses espaços de tela?

OBJETIVO e METODOLOGIA 

– Refletir com a docência da Educação Básica e do Ensino Superior as mudanças sociotécnicas da cultura contemporânea, problematizando, especialmente, os novos papéis docentes para uma atuação profissional em consonância com as transformações do modo de comunicar/interagir do tempo presente;

– Criar uma ambiência formativa, suportada na lógica da cultura maker (aprender fazendo), estruturada centralmente na experimentação info-vivencial das linguagens audiovisuais, em formato de oficinas, direcionadas especificamente para o exercício da performance docente diante das telas. O contexto desses exercícios performáticos de “familiarização/naturalização” com as telas dar-se-á por imersão em situações reais de gravação digital,  explorando tanto espaços cenográficos infra-estruturados com recursos técnicos profissionais do universo da produção audiovisual, como potencializando os próprios aparelhos ‘smartphones’ (verdadeiras produtoras audiovisuais de bolso) de propriedade dos docentes-participantes;

– Experimentar técnicas de roteiro e interpretação cênica voltadas para a produção audiovisual educativa, contemplando orientações decisivas tanto de postura facial/corporal diante de refletores de iluminação, passando pelas especificidades de captação por multi-câmeras, como também exercícios de leitura em TP (teleprompter) digital.

Obs: Por intencionar a qualificação das performances de comunicação dos docentes, o curso agrega técnicas que habilitam os participantes a protagonizar cenicamente formatos audiovisuais  diversificados: vídeo-aulas, tutoriais, FAQ vídeo, webinar, entrevistas, lives, documentários, teasers pedagógicos, pílulas culturais, etc.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes, Professores e Gestores Educacionais da Escola Básica e do Ensino Superior que intencionam explorar as potencialidades das linguagens audiovisuais nas suas práticas educativas, bem como perspectivam atuação nas telas em propostas de cursos na modalidade EAD.

NÚMERO VAGAS: Apenas 30 participantes

DATA DOS ENCONTROS: 11, 13, 18 e 20/06; 04, 09, 11 e 16/07.

DIAS: SEGUNDAS E QUARTAS-FEIRAS

HORÁRIO: 18:30h às 21h (quarta-feira)

CARGA HORÁRIA: 28h (20h presenciais + 08h AVA Moodle)

MEDIADORES:

Prof Me. Bruno Olivatto/UFBA  

Prof. Me. Társio Macedo/Doutorando UFBA

Profa. Esp. Rosilene Paraíso/PUC-RJ

INSCRIÇÕES: Clique aqui

INVESTIMENTO: R$ 180,00 (em até 03x nos cartões Master/Visa)

LOCAL: SEDE DO CEAP

Endereço: Av. Leovigildo Filgueiras, nº 683, Garcia. Espaço interno do Colégio Antônio Vieira, ao lado do Santuário Nossa Senhora de Fátima.

MAIS INFORMAÇÕES:

Visite o site www.ceap.org.br;

Tel: (71) 3328-3784 ou encaminhe um email para pedagogico@ceap.org.br

CERTIFICAÇÃO

O CEAP confere certificado de conclusão aos participantes que obtiverem 75%de frequência nas atividades propostas. O certificado estará disponível na instituição no prazo máximo de 30 dias

 


Coordenação: Profª Edilene Santana