Curso Preparatório para Professores do Estado da Bahia – REDA 2017

INFORMAÇÕES DO CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES DO ESTADO DA BAHIA – REDA / 2017

FOCO NOS CONTEÚDOS PEDAGÓGICOS ESPECÍFICOS:

– Conhecimentos Contextuais

– Conhecimentos da Organização dos Sistemas de Ensino

– Conhecimentos Teóricos da Educação Básica no Campo

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FUNÇÕES:  

1. PROFESSOR SUBSTITUTO: 211 VAGAS  (CLIQUE AQUI e Veja edital completo!)

2. PROF. DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO BÁSICA NO CAMPO E INDÍGENA: 961 VAGAS – CLIQUE AQUI e Veja edital completo!

 

OBJETIVO: Subsidiar teoricamente os professores que participarão do concurso público REDA, promovido pela Secretaria de Educação do Governo da Bahia, ampliando as competências pedagógicas do candidato, a partir do conjunto exclusivo de conteúdos específicos da Educação exigidos no exame de seleção.

 

METODOLOGIA: Sistematização objetiva, a partir de aulas expositiva-participadas, dos conteúdos pedagógicos mencionados nos Editais, focando na resolução – e ampla problematização – de diversas questões de exames seletivos anteriores e similares.

 

DATA DA PROVA DO CONCURSO REDA: 09/04/2017

DATAS DOS ENCONTROS: 13/03, 15/03, 20/03, 22/03, 27/03, 29/03, 03/04, 05/04

DIAS DA SEMANA:  SEGUNDAS-FEIRAS E QUARTAS-FEIRAS

HORÁRIO: 18h30 às 20h30

LOCAL:  Sede do CEAP (área externa do estacionamento do Colégio Antonio Vieira – Garcia) Av. Leovigildo Filgueiras, 683 – Salvador-BA. (estacionamento gratuito p/ cursistas)

INSCRIÇÕES: 03 à 13/03

VAGAS: 50 Participantes

VALOR: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)

FORMAS DE PAGAMENTO:
À vista ou 2x no cartão de crédito (Visa/Master)

CARGA HORÁRIA: 16h (08 encontros presenciais) + 8h via MOODLE

PROFESSORES: 

– Prof. Ms. Bruno Olivatto – Pedagogo, diretor do CEAP.

– Prof. Ms. Dilton Carapiá – Licenciado em Física, diretor da Elite Preparatório.

 

DETALHAMENTO DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Conhecimentos Contextuais: Concepção de educação, ensino e aprendizagem. Construção do conhecimento científico, tecnológico e cultural como um processo sócio-histórico. O ensino médio no contexto da educação básica. Os sujeitos e o currículo dos ensinos fundamental e médio para a formação humana integral.  Projeto Político Pedagógico da Escola. O trabalho como princípio educativo e a pesquisa como principio metodológico. Tecnologia da informação e comunicação como ferramenta do processo de ensino e de aprendizagem. A reflexão sobre a prática pedagógica. Inclusão e exclusão no contexto das práticas educativas nos sistemas formais de educação. Avaliação da aprendizagem e avaliação externa.

Conhecimentos da Organização dos Sistemas de Ensino:  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n” 9.394/96: Título IV e Título V  Capítulos I, Capítulo II  Seções I, IV, IV-A, (Incluído pela Lei n” 11.741, de 2008, que trata da integração do ensino médio com ensino profissional) e Seção V. Lei n” 11.769/2008  Ensino de Música nas escolas: implicações, consensos e dissensos. Decreto n” 7.083/2010  Educação Integral no Brasil: o legado de Anísio Teixeira na atualidade: novas perspectivas. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e para o Ensino Fundamental e Médio. O Plano Nacional de Educação. A Portaria/SEC n” 1.128/2010, de 27 de   janeiro 2010, publicada no Diário Oficial do Estado em 28 de janeiro de 2010.  A Portaria/SEC n” 1882/2013, publicada no Diário Oficial do Estado, em de 03 de abril de 2013.

Conhecimentos Teóricos da Educação Básico no Campo: Princípios e Fundamentos da Educação do Campo; Concepções e conceitos da Educação do Campo: Campo, Educação do Campo, Desenvolvimento Sustentável, Trabalho e Educação; Marco legal da Educação do Campo (Resolução CNE n” 1/2002  Diretrizes Operacionais para Educação Básica das Escolas do Campo e Resolução n 2/2008, – Diretrizes Complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica; Decreto 7.342 de 04 de novembro de 2010  PRONERA – Resolução CEE n” 103/2015 que dispõe sobre a oferta de educação do Campo no Sistema Estadual de Ensino da Bahia, dentre outros), Políticas de Educação do Campo (Diretrizes e programas em execução).

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