Caderno Temático

O Caderno Temático é uma das publicações do CEAP e tem entre seus objetivos a difusão de projetos bem sucedidos, criados e geridos pelo Centro. É um espaço de socialização e partilha de experiências e saberes produzidos coletivamente durante o período de realização das ações formativas propostas. Não tem periodicidade definida e sua circulação é nacional.

A primeira edição do Caderno Temático foi lançada em 2004 e o tema abordado foi: Projeto Político Pedagógico das Escolas Comunitárias, envolvendo toda a comunidade educativa de mais de 20 instituições participantes. O foco dessa intervenção sócio-educativa foi a construção/reformulação desse importante documento institucional, compreendido como o marco referencial das ações pedagógicas das escolas.

Já a segunda edição privilegiou o projeto Professores que estudam: uma experiência de formação universitária, abordando desde o processo de preparação para a seleção pública do exame do vestibular até a conclusão dos estudos de graduação em pedagogia de um grupo de 62 professores dos meios populares, atuantes em mais de 40 escolas comunitárias do subúrbio ferroviário da cidade de Salvador.

Na última edição, ano 2009, o Caderno Temático trouxe a experiência do Projeto Formando e Tecendo com Professoras da Educação Infantil, consistindo num amplo detalhamento do programa de formação continuada de professores, com duração de dois anos (2008/2009), planejada e executada por uma rede de instituições não governamentais baianas (da qual o CEAP faz parte) e que trabalha incessantemente em favor da melhoria da qualidade da educação infantil no Brasil.

Conheça mais essa publicação do CEAP que, além de apresentar uma leitura agradável e com impactos concretos nas realidades educacionais atendidas, vem estimulando ações que concorrem para o fortalecimento dos índices educacionais brasileiros.

cadernos tematicos

 

 

                                     caderno_tematico01 (1)capa_caderno_tematico