Inscrições abertas para Ateliê de Narrativas Autobiográficas a partir das canções

 

ATELIÊS DE NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS

A PARTIR DAS CANÇÕES POPULARES

Site_Atelie_1

Professor-Assessor: Silvio Carvalho

Coordenação Pedagógica: Profa. Edilene Santana

 

EMENTA:

Possibilita novos processos de subjetivações, consciência autoformativa e uma abertura ética, interpretativa e crítica, com relação à vida como um valor, por meio de leituras e escritas de si. Discute o sujeito como ser polifônico e analisa a importância dos saberes não formais na formação de cada pessoa. Toma as canções populares como dispositivos que geram processos de subjetivação.

OBJETIVO GERAL:

Contribuir para o processo de conhecimento de si e inserção de vozes, através da produção de narrativas (auto)biográficas, tomando como ponto de partida as canções que marcaram as trajetórias dos sujeitos, visando novos processos de subjetivações, a construção de uma consciência autoformativa e de uma abertura ética, interpretativa e crítica, com relação à vida como um valor.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ø  Reconhecer a polifonia que caracteriza os sujeitos;

Ø  Discutir a potência das canções populares como dispositivos capazes de gerar novos processos de subjetivação;

Ø  Partilhar performances biográficas, construídas a partir das canções que marcam a vida dos sujeitos;

Ø  Identificar e discutir os saberes não formais que influenciam os processos de subjetivação de cada participante;

Ø  Analisar a importância dos processos de autoformação;

Ø  Escrever “fábulas biográficas” a partir das narrativas produzidas nos ateliês.

 METODOLOGIA:

Os ateliês de narrativas biográficas pelas canções terão uma carga horária total de 24h, sendo 16h presenciais físicas, organizadas em 08 encontros de 2h, mais 08h de atividades/interação em ambiente virtual de aprendizagem. Nesse ambiente virtual, os participantes acessarão vídeos, textos e fóruns que irão possibilitar entendimentos teóricos sobre o trabalho, provocações e orientações diversas. Na dimensão presencial física, serão desenvolvidos exercícios de fala, escuta, conversa, partilha e ressignificação das narrativas individuais. Trata-se, portanto, de atividades eminentemente de práticas experienciais.

As narrativas terão como ponto de partida as canções que marcaram as histórias de vida dos participantes. O primeiro passo é identificar e ouvir a canção que marcou o sujeito. No segundo momento, o participante narra porque aquela canção marcou a sua vida. Antes, porém, o narrador da vez escolhe um colega para fazer anotações sobre a sua performance biográfica. Logo após, sob coordenação do mediador do ateliê, desenvolve-se um exercício reflexivo sobre as razões pelas quais a referida canção marcou aquela história de vida, levando-se em consideração o conteúdo apresentado na narrativa de cada um.

Nesse exercício, pretende-se discutir a polifonia que constitui o sujeito, identificar os saberes não formais que influenciam na maneira daquele sujeito ler o mundo, estabelecer relações entre a narrativa do sujeito e sua relação com o conteúdo musical (letra, ritmo, melodia, harmonia), sinalizar para novas perspectivas e novas subjetivações. Após esse exercício, as anotações feitas durante a narrativa serão entregues ao participante da vez. O “desvio compreensivo do outro”, construído nessas anotações, deverá contribuir para que o narrador em questão tenha o distanciamento necessário no momento da reescrita da sua própria história. Essa reescrita terá o nome de fábula biográfica. Concluída, a reescrita é apresentada e comporá a memória do grupo.

Número de Vagas: 20 participantes

Público Alvo:Professores, Gestores e Coordenadores de escolas.

Data dos Encontros: 09, 11, 16, 18, 23, 25, 30 e 02/05 (2x na semana)

Dias da Semana: Segundas e Quartas-feiras

Horário: 19h às 21h

Carga Horária: 24h (16h presenciais físicas + 08h AVA/Moodle)

Valor do Curso: 160,00 (centro e sessenta reais) em até 2x no cartão de crédito.

Inscrição:CLIQUE AQUI 

Para efetuar o pagamento: CLIQUE AQUI

Obs: Para garantia da vaga será considerada a ordem de inscrição e confirmação do pagamento.

CRÉDITOS DO PROF. SILVIO CARVALHO

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia; mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (2005); especialista em Teoria e Prática da Leitura pela PUC/RJ (1996); e graduado em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1985). Atualmente, é professor assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores e leitores, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, educação, leitura, família. Além de professor, é cantor, compositor e contador de histórias. Tem um CD gravado (Mar de Histórias) e participa, como cantor, de dois outros.