Seminário das Escolas Populares – SEP

O projeto



Seminario das escolas PopularesO
Seminário das Escolas Populares – SEP é um evento criado pelo CEAP em 1992 com o objetivo de garantir um espaço de produção de conhecimento, compromisso social e político para o fortalecimento e a melhoria das escolas comunitárias de Salvador.

Em todas as edições, o evento privilegiou temas pertinentes à Educação Popular, contribuindo diretamente com a formação dos profissionais das escolas comunitárias. Essas instituições que não pertencem ao serviço público e, por isso, não recebem assistência dos órgãos de ensino e suas matrículas não são contabilizadas no censo escolar municipal. Portanto, são espaços educativos que não contam, na maioria das vezes, com as políticas e projetos públicos de educação.

Recentemente, muitas dessas escolas foram municipalizadas, mas permanecem vinculadas ao CEAP através dos projetos de formação de professores. A contundência dos temas problematizados no Seminário tem atraído atores sociais de outras instituições públicas e privadas que percebem, nas provocações/discussões, fecundas possibilidades de superação dos problemas cotidianos da escola.

Principais Ações

– Colabora com a formação de professores, gestores e líderes populares;

– Contribui com a efetivação de aprendizagens significativas das crianças atendidas por esses profissionais;

– Possibilita a ampliação das discussões sobre políticas públicas concernentes às escolas populares.


Público Atendido

Gestores e líderes comunitários, professores e educadores de escolas públicas e privadas, estudantes de pedagogia e áreas afins.


Resultados Alcançados

– Municipalização de inúmeras escolas populares comunitárias parceiras do CEAP;

– Formação continuada de professores de escolas pública e privada.


deniseCoordenação:
Profa. Denise Guerra