Prêmio CEAP de Educação

 

O Projeto


O Prêmio, criado em 2015 pelo CEAP em parceria com um grupo de Investidores Sociais, propõe destacar e dar visibilidade às práticas interventoras que contribuam decisivamente no processo de aprendizagem e inovação da educação em escolas públicas do Município de Salvador.

O Prêmio objetiva reconhecer ações desenvolvidas por gestores, coordenadores pedagógicos e professores da educação infantil e do ensino fundamental I da Rede Municipal de Educação de Salvador, parceiras do CEAP, que evidenciem o esforço para minimizar a retenção de alunos ao 3º ano de escolarização, promovendo o sucesso escolar dos alunos matriculados, além de:

  • Mobilizar a escola para o desenvolvimento de processos de aprendizagens focados na formação integral dos sujeitos implicados;
  • Contribuir na construção de práticas educativas transformadoras dentro das escolas públicas participantes;
  • Reconhecer e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por professores enquanto agentes mediadores e contributivos do processo da construção do conhecimento;
  • Afetar positivamente todo o processo formativo da Educação Infantil e Fundamental I, envolvendo a comunidade escolar comprometida com a melhoria das condições objetivas da escola e de seus sujeitos de direito.

O Prêmio objetiva, ainda, o reconhecimento e a divulgação das práticas exitosas experienciadas no “chão da escola”, além de contribuir com a melhoria da formação integral dos sujeitos envolvidos no processo formativo.

Principais Ações

O projeto Prêmio de Educação CEAP proporcionou às escolas participantes a revitalização do seu Projeto Politico Pedagógico, oportunizando a toda comunidade escolar conhecer a escola intramuros, quando pararam para escutar, discutir e analisar os problemas vividos por cada segmento de forma democrática e participativa e, coletivamente, criarem metas e plano de ação para superação das dificuldades apresentadas.

Foi unânime escutar dos grupos a importância e o ineditismo desses momentos na vida da escola, quando foi possível externar de forma ética, as questões relacionais, de poder, dos desconfortos, mal entendidos, desejos, aspirações, avaliações etc.

Também se discutiu as especificidades de cada escola, a visão de mundo, de homem, de sociedade, sua identidade, objetivos e compromissos sociais e pedagógicos.

A interação, a reflexão e o debate constituíram-se como ferramentas principais no desenvolvimento desses momentos de reflexão e ação.

Público Atendido

Escolas municipais parceiras do CEAP: Ana Nery, Casa da Amizade, Hercília Moreira, Hildete Lomanto, Senhora Santana, Nossa Senhora do Salete, Oito de Maio, Periperi, Santa Ângela das Mercês, São José, Osvaldo Cruz, Manoel Francisco do Nascimento Brito.

Resultados Alcançados

Como culminância do Projeto, no dia 11 de março de 2016, o Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica (CEAP) realizou a cerimonia de entrega do Prêmio CEAP de Educação às escolas municipais 8 de Maio e Hildete Lomanto localizadas em Periperi e Fazenda Garcia, respectivamente.

A data da premiação marca os 23 anos de atuação do CEAP, em prol da democratização, qualificação e equidade da escola brasileira.

Escolas premiadas

A Escola Oito de Maio, vencedora do primeiro lugar, foi premiada com o projeto intitulado “Colhendo Letrinhas na Horta, Pomar e Jardim”, da professora Marilene Coutrim Fernandes.

O projeto foi reconhecido como original, inovador e muito criativo, ao desenvolver práticas pedagógicas singulares que potencializam a aprendizagem significativa e referenciada.

A Escola Hildete Lomanto conquistou o segundo lugar com o projeto “Rima Rimando”, da professora Cinara Mendes Guimarães. Esse projeto foi reconhecido pela pertinência pedagógica e relevância para o aprendizado das crianças, especificamente nas habilidades de leitura e escrita.

Com o projeto “A Gestão da Aprendizagem na Educação Infantil”, da professora Ana Lucia Silva Soares, a escola Oito de Maio conquistou o terceiro lugar. Essa iniciativa ressalta a importância do planejamento para uma eficiente gestão da aprendizagem.

Para ouvir síntese do prêmio clique aqui 


DoraCoordenação:
Profa. Maria Auxiliadora Melo