Adoção Escolar

O Projeto


 

Logo AE

.

O Projeto Adoção Escolar na sua origem, em 1997, fora denominado Adoção Escolar a Distância. O AED nasceu com o objetivo de assegurar a escolarização dos alunos de 5ª à 8ª série do ensino fundamental de escolas comunitárias. Mais tarde, esse acompanhamento estendeu-se ao Ensino Médio e à Universidade. Esse projeto era subsidiado por investidores europeus, em especial, famílias italianas. A recessão europeia e as mudanças no cenário econômico brasileiro contribuíram para que as doações se tornassem escassas, reduzindo as ações do projeto.

No final de 2007, o projeto, agora denominado Adoção Escolar, renasce num ambiente humano de espírito nobre e elevado, por meio da provocação de ex-alunos do Colégio Antônio Vieira, Salvador-BA. Com a chegada de novos Investidores Sociais, o projeto ganhou novo aporte financeiro sendo reestruturado e revitalizado para realizar seu objetivo maior: financiar a educação de crianças com grande potencial acadêmico, relacional e de liderança, oriundos de escolas publicas municipais.

Os estudantes dessas escolas, então, têm a oportunidade de se submeterem a processo seletivo do CEAP a fim de ampliarem suas possibilidades de aprendizagem, via bolsas de estudos no Colégio Antônio Vieira, a partir do 6º ano até a conclusão do Ensino Médio.


Principais Ações

O CEAP, parceira dos Investidores Sociais, nesse projeto desenvolve um conjunto de ações complementares, e multirreferenciais, na perspectiva da ampliação de iniciativas formativas que enfatizam as dimensões sociais, políticas, culturais e afetivas.

As atividades propostas e desenvolvidas pelo CEAP, sempre em alinho com a proposta pedagógica do Colégio Antônio Vieira, estimulam a ampliação da visão de mundo, as percepções, o sentimento de pertença, o desenvolvimento de habilidades e competências que possibilitem o protagonismo dos estudantes nos múltiplos espaços sociais, perspectivando um atitudinal solidário, generoso, sensível e interventor em suas comunidades.


Público Atendido

Atualmente, o projeto atende 18 estudantes, sendo 12 vinculados ao Ensino Fundamental II e 06 ao Ensino Médio.


Resultados Alcançados

Anualmente, o projeto conta com 100% de aprovação. Os 06 concluintes do Ensino Médio, egressos dos anos 2014 e 2015, foram aprovados em Faculdades e Universidades de Salvador, quatro estão cursando o ensino superior, nos cursos de Direito e Engenharia Química.

Criado em 2015, o Site do Adoção Escolar, através do BLOG, além de ser um instrumento de divulgação do Projeto, é um espaço de expressão e produção textual dos estudantes. Vale a pena conferir www.adocaoescolar.com.br

 


Dora

Coordenação:
Profa. Maria Auxiliadora