CEAP realiza XXIV seminário das Escolas populares abordando ‘Neurociências, Curriculos e Competências Socioemocionais’

 

IMG_0418

Fotografia: Equipe CEAP

O Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica – CEAP, realizou na última sexta-feira, 17/11, o 24º Seminário das Escolas Populares – SEP, com a participação de professores e gestores da rede municipal de Salvador.

Tendo início as 8h30 da manhã, o SEP aconteceu no auditório do colégio ISBA, localizado no bairro da Ondina, e reuniu mais de 100 professores interessados em discutir o tema ‘Currículo e Competências Socioemocionais: políticas curriculares do tempo presente’. Sob coordenação da Profa. Dra. Denise Guerra, o seminário contou com a presença de dois convidados especiais, pesquisadores da área da educação. São eles: o Professor Dr. Roberto Sidnei Macedo, graduado em Psicologia Clínica e Educacional e Pós-doutor em Currículo e Formação; e a professora Ana Lúcia Oliveira da Cruz, Neuroeducadora e Pedagoga especialista em Consciência e Educação. De acordo com o Prof. Macedo:
“Trabalhar com essas competências em termos de Educação é algo que se torna para nós um exercício. Essas competências têm uma condição de resistência no dia a dia, diante de um conjunto de atitudes políticas e cotidianas da nossa sociedade.”

professor

Prof. Roberto Sidnei Macedo
Fotografia: Equipe CEAP

 

O Seminário das Escolas Populares vem ocorrendo há 24 anos de forma ininterrupta, trazendo debates acerca da área de Educação, especialmente Currículo e Formação. O evento teve uma programação diversificada, contando com palestras, rodas de conversa, elaboração de propostas e socialização de ideias entre professores e gestores. O principal objetivo do SEP é garantir um espaço de comprometimento social e de debate político, estimulando práticas intervencionistas no âmbito das escolas públicas da cidade de Salvador.

IMG_0391

Fotografia: Equipe CEAP

O evento contou também com a participação do Vereador do PTB/ PTS, Joceval Rodrigues, que atualmente é membro do RCC, Renovação Carismática Católica. Ele acredita que o evento é de grande importância para trilhar um caminho próspero para a Educação no município de Salvador.

A gente tem feito uma parceria muito grande com o CEAP, que é uma instituição muito séria, muito respeitada, que está levando formação, capacitação, para os professores. A gente pensa em ampliar esse alcance, ampliar na rede a possibilidade de alcançar mais professores. Para isso, o CEAP está contando com a nossa interseção.”

joceval

Vereador Joceval Rodrigues
Fotografia: Equipe CEAP

O CEAP solicitou aos professores e gestores das escolas, como inscrição simbólica, a doação de 1kg de alimento não perecível, para apoio a instituições de caridade.